sábado, 24 de abril de 2010

Situação Polêmica ou Normal ? Até aonde a crença deve Influenciar as pessoas?

Para alguns ver esse vídeo pode até parecer algo cômico,mas o assunto é muito mais complexo do que parece. Não quero aqui fazer apologia,criticar ou condenar alguma religião, crença, ritual ou outras nomenclaturas para tais tipos de pensamento teológicos,mas sim, por em questão até aonde a crença deve influenciar as pessoas. A polêmica sempre existiu, mas teve uma grande repercurssão após o ocorrido neste vídeo, onde o famoso Pe. Marcelo Rossi expões seu pensamento sobre cães afirmando: - "Se você pensar em uma coisa boa, o cachorro não te ataca" e em 2 semanas foi atacado pelos cachorros de sua mãe. A resposta foi imediata, anti-católicos foram impiedosos, outras religiões usaram disso como fator de reafirmação de sua cultura, católicos se calaram mediante a situação contraditória ou preferiram reafirmar sua crença e não se abalarem por um "nada acontecido". Bem, mediante este contexto, até aonde você considera ser o ponto alge de seguir a sua religião ? Será que você pensaria em alguma coisas boa ou tentaria correr dos cachorros? Mencionando outras religiões, será válido exigir que para ter o seu "espaço no ceu" é necessário usar seus bens como moeda de troca? É válido o sacrifício de vidas ou da própia vida para considerar-se próximo a Deus? Mas, caro leitor se pararmos pra pensar apartir do momento em que pomos a própria religião em questão em virtude de nosso pensamento um quanto "racional" fugimos do conceito de crer. Bem mediante a isso exponha sua opinião. Até que ponto a religião deve influenciar a nossa vida? Como fazer uma correta compreensão da sua crença sem fugir do que o seu pensamento racional considera como bom-senso?

7 comentários:

  1. situaçao normal. eu achei q ele foi superticioso. o cachorro ataca qndo ele quiser, qndo estiver com raiva , independente do q vc estiver pensando. sou Evangélica Luterana

    by: LITTLE
    http://bagaios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu ri muito da primeira vez que vi este vídeo, muito mesmo. Hoje não tenho religião, mas quando era criança, por influencia da minha mãe recebi orientação religiosa da igreja católica, a famosa catequese. Mas o vídeo não passa disso, uma coisa engraçada, ele expôs sua crença pessoal, a de que se estiver pensando em coisas boas nada acontece. Não achei que o que ele disse é algo pregado pela igreja católica.

    ResponderExcluir
  3. Realmente é triste, mas essa é a relidade de um povo sem educação e cultura.

    ResponderExcluir
  4. mto bom o post. sou um cara que crê em Deus. sou católico não praticante. abomino todo o fanatismo que encontramos com frequência quanto o assunto é religião. é impressionante como muitos dos líderes das Igrejas se utilizam da sua posição para "enganar" seus seguidores. gostaria de deixar claro que coloco todas as religiões no mesmo balaio. nao vou citar uma ou outra. o que influencia a minha vida são as atitudes que tomo e não o que dizem que devo fazer, isso é o que as Igrejas fazem.

    retribuindo visita e comentário.

    http://blog-do-faibis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. A meu ver a crença pode influenciar as pessoas até o limite do bom senso sem cair no ridículo.
    Tenho um lado espiritual independente de religião e uma forma minha de ver o que acontece por ai por causa da religião, há muita coisa que pra mim é um absurdo e o povo vai atrás.

    ResponderExcluir
  6. toda fé é cega. religião é só mais uma forma de alienação.

    abraço

    ResponderExcluir
  7. A fé deve ser usada com inteligência e sabedoria,nunca de forma irracional para justificar qualquer atitude.Todos cremos em alguma coisa,independente de religião.Acredito que o ocorrido foi uma atitude pessoal ingênua do Padre,ele é humano e pode errar.O pilar da fé para quem de fato se considera cristão,não deve ser centrado em religião ou Igreja,mas na pessoa de Cristo e em seus ensinamentos e ele nos ensina a termos coerência.Abraço.Obs:retribuindo a visita e tbm seguindo seu blog.

    ResponderExcluir